BTX e Doxor ensinam técnicas de remediação termal no curso de GAC do Senac
Os fundamentos da técnica de remediação termal e um estudo de caso, seguido de visita técnica presencial, foram apresentados para os alunos do curso de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) do Senac
Por Silas Gubitoso
No início de outubro, Amanda Basaglia, gerente de remediação ambiental da BTX, foi convidada pela Doxor Soluções Ambientais para compartilhar um estudo de caso na aula de pós-graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) do Senac. A aula foi ministrada por Davi Damasi e Sergio Araújo, ambos representantes da Doxor.
Durante sua apresentação, Amanda ofereceu aos alunos um panorama completo das etapas envolvidas no gerenciamento de uma área contaminada, desde a investigação inicial até a escolha e aplicação da técnica de remediação por dessorção térmica, apresentando um pouco do know how da BTX nesse tipo de desafio ambiental.
A aula seguiu os fundamentos da técnica de remediação termal, com a apresentação dos detalhes sobre as variações da técnica e sua aplicabilidade (Remediação por Vaporização Térmica - SEE, Remediação por Condutividade Térmica - TCH e Remediação por Condutividade Elétrica - ERH). Para saber mais, confira o artigo “Remediação de água subterrânea e solos por técnica termal”.
Ao final da aula, os alunos do curso de GAC do Senac foram levados para uma vistoria em terreno com um sistema de remediação termal em funcionamento, onde puderam visualizar em detalhe todas as estruturas que o compõem, como eletrodos, poços de extração de vapores, poços de monitoramento em aço, tubulações e equipamentos, oferecendo aos alunos uma visão única sobre as práticas e desafios reais enfrentados no campo.
Confira abaixo uma galeria de imagens com fotos da aula sobre GAC no Senac e da visita dos alunos ao projeto de remediação termal
A colaboração entre o Senac, a BTX e a Doxor é um exemplo inspirador de como a academia e o setor privado podem trabalhar juntos para impulsionar o conhecimento e a inovação em questões ambientais críticas.
Essa iniciativa de compartilhamento de conhecimento certamente beneficiará não apenas os alunos, mas também a comunidade em geral, à medida que soluções mais eficazes e sustentáveis para a remediação de contaminação ambiental continuam a ser desenvolvidas.
Silas Gubitoso é gerente de marketing da BTX.