Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um plano da ONU para salvar o planeta

A ONU tem um plano para criar um futuro sustentável, erradicando a pobreza e garantindo a prosperidade. A BTX apresenta os objetivos deste plano e aponta caminhos para as empresas contribuírem com essas iniciativas

Por Equipe BTX

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um plano ambicioso, amplo e necessário para criar um futuro sustentável para o nosso planeta. Neste post, a BTX apresenta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e, em próximos textos, abordará temas específicos em que há maior oportunidade para empresas contribuírem.

Erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas pautou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um conjunto de 17 objetivos estabelecidos com o intuito de erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos até 2030. O acordo teve a aprovação de 193 países.

Prédio das Nações Unidas, em Nova York, no dia 22 de setembro de 2015, com os objetivos de desenvolvimento estampados e as bandeiras dos 193 países que acordaram consensualmente com eles.

Esses objetivos são interconectados e abrangem uma ampla gama de questões, incluindo saúde, educação, igualdade de gênero, energia limpa, água e saneamento, trabalho decente e crescimento econômico, entre outros.

Impactos positivos, mas lentos

Os ODS já estão tendo um impacto positivo na vida das pessoas em todo o mundo. Por exemplo, a proporção de pessoas vivendo na extrema pobreza caiu de 1,9 bilhão em 1990 para 736 milhões em 2015.

Porém, de acordo com o relatório "Pobreza e Prosperidade Compartilhada 2023", publicado pelo Banco Mundial em outubro de 2023, o número de pessoas vivendo em extrema pobreza no mundo atualmente mudou muito pouco em 7 anos e hoje está em 689 milhões, ou 9,2% da população mundial, o que deixa evidente a necessidade de ampliar ações.

Como as empresas podem contribuir com os ODS

Os ODS são aplicáveis até mesmo no âmbito comercial, sendo que as empresas podem contribuir para esses objetivos de várias maneiras. É possível contemplar, por exemplo, os seguintes pontos:

  • Reduzir o impacto ambiental de suas operações, adotando práticas sustentáveis ​​de produção e consumo, como a redução do uso de plásticos, a utilização de fontes de energia renováveis ​​e a implementação de programas de reciclagem.

  • Promover a igualdade de gênero em sua empresa, garantindo que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de emprego e salários iguais aos dos homens, e que não haja discriminação de gênero em sua empresa.

  • Investir em educação e treinamento para seus funcionários, para que eles possam adquirir as habilidades necessárias para trabalhar em um mundo em constante mudança e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

  • Apoiar a comunidade local, por meio de programas de voluntariado, doações para organizações sem fins lucrativos e outras iniciativas que ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas em sua área.

Essas são apenas algumas maneiras pelas quais as empresas podem contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao fazer isso, estaremos não apenas ajudando a construir um mundo mais justo e sustentável, como também criaremos valor para as empresas e seus acionistas.

Conheça os 17 ODS da ONU

Mais informações sobre os ODS no site:
https://www.pactoglobal.org.br/ods


Anterior
Anterior

Redefinindo os padrões de remediação ambiental com "ozone sparging"

Próximo
Próximo

BTX e Doxor ensinam técnicas de remediação termal no curso de GAC do Senac