BTX apoia projeto de doação de mudas em Rio Claro

Em novembro de 2022, a BTX deu a sua contribuição a um programa de reflorestamento desenvolvido pela comunidade acadêmica da Unesp de Rio Claro (SP), ao lado de voluntários do bairro da Bela Vista e ambientalistas locais. Trata-se de uma região dominada pelo plantio de cana-de-açúcar, em que restaram poucos trechos remanescentes das matas originais.

Uma das áreas de interesse na região é chamada de Horto Florestal, desmatado há muitos anos para receber uma plantação de eucaliptos. Como não houve um manejo intenso, a floresta original se regenerou e atraiu novamente diversas espécies animais. No entanto, perto dali outras áreas foram transformadas em pasto, com potencial de serem vendidas para a construção de condomínios residenciais.

A comunidade então se mobilizou e começou a estimular o plantio de mudas nativas para, aos poucos, transformar a plantação de eucaliptos em um fragmento florestal. Um professor da Unesp, Marcelo Borba, chegou a doar parte de uma herança para apoiar o projeto de reflorestamento. 

Até agora já foram plantadas mais de 3 mil mudas no local, e o resultado começa a florescer. Mas apenas esse esforço não basta para que a comunidade, numa corrida contra o tempo, consiga completar o estabelecimento de uma floresta em estágio inicial com espécies nativas ameaçadas.

Além do Horto Florestal de Rio Claro, outros projetos de recuperação florestal se desenvolvem no estado de São Paulo, entre os quais o do Parque Fazenda do Carmo, na Zona Sul da capital, onde Andrea Aguirre, colaboradora da BTX, promove o plantio voluntário. Em Piracaia, cidade vizinha de Atibaia, uma reserva do patrimônio natural também precisa urgentemente do plantio de mudas para fechar um corredor ecológico que liga a área a outro fragmento na região.

A BTX apoia essas iniciativas e mantém canais para a divulgação de qualquer movimento destinado à recuperação de áreas florestais. Se algum colaborador tiver conhecimento de projetos semelhantes, pode procurar a área de Remediação e Sustentabilidade ou a de Comunicação.


Anterior
Anterior

Prontos para os novos desafios de 2023

Próximo
Próximo

Colaboradores da BTX participam do Dia de Ação Voluntária do Instituto Cyrela