Semana do Meio Ambiente debate poluição plástica
De 5 a 10 de junho acontece a Semana do Meio Ambiente, evento que mobiliza ativistas para debater o futuro do planeta a partir da Costa do Marfim, na África.
A Semana do Meio Ambiente começa hoje, dia 5 de junho, com as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, e se estende até o dia 10 de junho, com eventos e ações por todo o mundo.
A BTX, comprometida com a sustentabilidade ambiental, aproveita esta ocasião para reafirmar seu compromisso com a preservação do planeta. Além de analisar áreas poluídas e realizar a descontaminação, a empresa prepara terrenos para atividades sustentáveis e promove iniciativas internas, como o projeto Papel Zero, focado na preservação ambiental.
O tema deste ano destaca soluções para a poluição plástica. A Costa do Marfim, país anfitrião do evento oficial em 2023, já proibiu o uso de sacolas plásticas desde 2014 e incentiva o uso de embalagens reutilizáveis. A BTX reforça a importância de usar embalagens de matéria-prima de papel, substituindo o plástico sempre que possível, e está comprometida em reduzir o uso de copos plásticos na empresa.
O plástico permeia nosso cotidiano, inclusive no ar que respiramos e nos alimentos que consumimos. Grande parte das cerca de 400 milhões de toneladas produzidas anualmente é utilizada apenas uma vez, com menos de 10% dessa quantidade sendo reciclada. Além disso, a poluição plástica afeta negativamente a vida marinha, prejudicando ecossistemas inteiros e entrando na cadeia alimentar, o que representa riscos à saúde humana.
A Semana do Meio Ambiente tem sido celebrada no Brasil desde 1981, com o objetivo de acompanhar os debates propostos pela Conferência das Nações Unidas sobre as ações necessárias para proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade. Essa semana é uma oportunidade para refletirmos sobre nossos hábitos e buscarmos soluções viáveis e eficazes para minimizar os impactos negativos da poluição plástica no planeta.
Saiba mais: https://www.worldenvironmentday.global/pt-br