Semana do Meio Ambiente foca na restauração da terra e no combate à desertificação
Evento da ONU é esforço para conscientizar cidadãos do mundo sobre temperaturas mais altas, perda da biodiversidade e aumento da poluição
A Semana do Meio Ambiente é realizada anualmente entre os dias 5 e 10 de junho. Esse evento global, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, após a Conferência de Estocolmo, é um esforço não apenas para conscientizar a população sobre o aquecimento global, a perda de biodiversidade e a poluição, mas também para reunir organizações governamentais e não governamentais a fim de decidir políticas e ferramentas que possam ajudar os países a conter e erradicar problemas de ordem ambiental que afetam a saúde, o bem-estar e o equilíbrio entre seres vivos e a natureza.
O tema para 2024, divulgado no site oficial World Environment Day, é “acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”. Como todo ano, um país é escolhido para sediar o evento e, dessa vez, o Reino da Arábia Saudita será o anfitrião, uma vez que, segundo Inger Andersen, esta é “uma nação que enfrenta degradação, desertificação e seca, estando profundamente empenhada na entrega de soluções”.
Recuperação do solo por meio do plantio
A restauração da terra não é apenas uma escolha, mas uma necessidade imperativa para garantir a sobrevivência das gerações presentes e futuras. Através de esforços coordenados e comprometidos, é possível rejuvenescer ecossistemas degradados, recuperar áreas áridas e promover a regeneração do solo.
Dentre os diversos métodos que podemos citar estão o reflorestamento com o plantio de vegetação nativa, a recuperação de áreas degradadas por atividades industriais, de mineração e agricultura intensiva, bem como a gestão de bacias hidrográficas, com proteção de nascentes, reflorestamento de áreas ripárias e reconexão de cursos d’água.
Soluções BTX para recuperação ambiental
Especialista no diagnóstico e na gestão de áreas contaminadas, a BTX possui uma equipe de geólogos e engenheiros ambientais preparados para apoiar clientes com soluções para descontaminação, recuperação e restauração de áreas, inclusive com o plantio de vegetação nativa. Entre os serviços oferecidos pela BTX especificamente no que diz respeito a vegetação, destacam-se o levantamento florístico e fitossociologico de vegetação arbórea, o levantamento geral da fauna, a produção de estudo prévio, o licenciamento ambiental o projeto de recuperação de áreas degradadas.
A restauração da terra tem um papel importante na mitigação das mudanças climáticas, pois os ecossistemas saudáveis podem absorver e armazenar grandes quantidades de carbono da atmosfera. Isso ajuda a reduzir os níveis de dióxido de carbono, um dos principais gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.
Desertificação e impactos socioeconômicos
Além disso, os esforços para conter a desertificação e restabelecer a saúde dos solos e a vegetação produzem impactos socioeconômicos sensíveis. Fala-se em geração de empregos e redução da pobreza rural, mas também melhoria na segurança alimentar, preservação de espécie ameaçadas de extinção e fortalecimento de comunidades indígenas que vivem da natureza e com a natureza.
Para Susan Gardner, diretora da Divisão de Ecossistemas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), “as atividades de proteção e restauração da terra proporcionam resultados positivos de biodiversidade, bem como múltiplos benefícios para as pessoas, incluindo segurança hídrica e alimentar, saúde pública e bem-estar, mitigação e adaptação ao clima”.
Secas severas aumentam da temperatura
O tema apresentado para esse ano na Semana do Meio Ambiente é uma corrida contra o tempo. As secas cada vez mais severas têm influenciado profundamente no aumento de temperaturas, na evaporação de fontes de água doce e na integridade de solos férteis.
Para ficar informado e contribuir com o debate, acesse o site da Semana do Meio Ambiente https://www.worldenvironmentday.global/pt-br e fique atento à programação. Confira abaixo o vídeo oficial da ONU para a Semana do Meio Ambiente em 2024.