Tragédia no RS: a importância de respeitar a natureza e como contribuir
A mídia traz todos os dias sinais de que eventos climáticos extremos serão cada dia mais frequentes em todo o mundo. O que vemos agora no Rio Grande do Sul é a ponta de um iceberg. É, também, um momento de solidariedade importante para mobilizar apoio efetivo para os milhares de desabrigados. Na BTX, por termos geólogos, engenheiros e profissionais de meio ambiente, é quase involuntária a reflexão sobre a força da natureza e como pensar a proteção à vida humana no futuro tendo em vista essa nova realidade climática.
Prevenção e mitigação de enchentes
A longo prazo, é fundamental investir em medidas de prevenção e mitigação de desastres para reduzir a vulnerabilidade das comunidades a futuras enchentes. Entre as medidas, as principais são:
Proteger áreas naturais, como florestas e vegetação ciliar ao longo dos rios, contribui para absorção da água da chuva e reduz o escoamento superficial, diminuindo assim o risco de enchentes.
Investir em sistemas de drenagem mais eficientes e na manutenção adequada das redes de drenagem pode a reduzir o impacto das cheias.
Implementar sistemas de monitoramento de enchentes e alerta precoce permite que autoridades e comunidades se prepararem melhor para eventos extremos e tomem medidas com antecedência.
Implementar políticas de zoneamento urbano que ordenem o desenvolvimento em áreas de risco de inundação ajuda a reduzir a exposição das comunidades a esse tipo de desastre.
Reconhecer e se adaptar às mudanças climáticas em curso, investindo em infraestrutura resiliente, legislação adequada e em estratégias de gestão de riscos, pode ajudar a mitigar os impactos desses eventos no longo prazo.
Como apoiar a população afetada
As enchentes no Sul deixaram um rastro de destruição, destituindo milhares de pessoas de seus lares. Diante dessa tragédia, também aqui na BTX surgem as perguntas: como podemos ajudar as vítimas? É possível recuperar a terra arrasada? O que posso fazer agora?
A prioridade imediata é fornecer assistência humanitária e de emergência às comunidades afetadas. Isso inclui a distribuição de alimentos não perecíveis (com atenção a uma extensa data de validade, visto que essa situação não será resolvida tão logo), água potável, rações para animais, kits de higiene pessoal, roupas e cobertores em bom estado, abrigos temporários e cuidados médicos.
Procure entidades de confiança que estejam comprometidas com a mobilização; cheque a confiabilidade das pessoas e ONGs que estão se disponibilizando a ajudar. Há muita fake news. Os Correios estão arrecadando gratuitamente toneladas de doações, portanto é possível utilizar essa via para destinar seus donativos.
E quando as águas baixarem?
À medida que as águas das enchentes recuarem, é crucial iniciar a limpeza e a remoção de detritos para desobstruir vias públicas e restaurar o acesso às áreas afetadas. Em seguida vem a etapa de restauração de serviços essenciais, como eletricidade, água potável e transporte, para que as comunidades possam retomar suas atividades cotidianas.
Paralelo a isso, as vítimas certamente precisarão de apoio psicossocial, incluindo aconselhamento e apoio emocional para lidar com o trauma e o estresse associados à perda de propriedades, entes queridos e ao deslocamento forçado.
Todos juntos pela vida
Nesta hora de adversidade, é fundamental unir esforços e solidariedade para apoiar as comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Essas soluções exigem uma abordagem integrada e coordenada entre governos, comunidades locais, setor privado e organizações da sociedade civil para serem eficazes, por isso é de extrema importância a participação ativa de todos.
A BTX atua contribuindo para esclarecer, levar conhecimento e soluções sustentáveis a seus clientes, sempre considerando a natureza e seu poder, criando um futuro mais resiliente e sustentável.