GeoSGB reúne o maior acervo de informações geológicas sobre o Brasil
No website é possível consultar fotos, imagens aéreas, mapas, bases de dados temáticas e até estudos como o que avalia o potencial do lítio no Brasil, além de dezenas de serviços
Se você é investidor, minerador, gestor público, ambientalista, acadêmico, geólogo ou mero curioso da geologia, o novo site GeoSGB é passagem obrigatória. Anote o endereço: https://geosgb.sgb.gov.br/ Uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB), órgão sob responsabilidade do Ministério de Minas e Energia, esse complexo sistema digital está mais amigável pois teve seu layout reestruturado para facilitar o uso e o acesso ao conteúdo.
A plataforma apresenta uma série de recursos com a possibilidade de consultar todo tipo de dado ligado à geologia brasileira, com direito a mapas interativos, sendo possível explorar, com apenas alguns cliques, ocorrência de recursos minerais, limite de bacias sedimentares, gravimetria, hidrogeologia e até mesmo o mapa tectônico do nosso país, como ilustram as imagens na galeria abaixo.
Também existe a possibilidade de contribuir com o site, por exemplo no Sistema de Cadastro de Deslizamento e Inundações, que apresenta um formulário detalhado em que se pode denunciar qualquer tipo de ocorrência dessa natureza, desde que ainda não mapeado.
Estão disponíveis gratuitamente para downloads materiais que vão desde cartografia geológica até recursos minerais e levantamentos hidrogeológicos, todos em alta qualidade e devidamente creditados.
No gráfico abaixo, publicado originalmente no site GeoSGB, é possível ter uma ideia da totalidade de recursos oferecida pelo sistema.
Versão para investidores no Brasil
O Serviço Geológico Brasileiro produziu também uma versão especial do site, mais resumida e em inglês, para a PDAC 2023, a maior convenção global do setor de exploração mineral e mineração, promovida pela Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), em Toronto, no Canadá.
Disponível no endereço https://www.sgb.gov.br/pdac/, o site tem o objetivo de disseminar o conteúdo científico brasileiro, com um olhar estratégico para a atração de investimento ao Brasil.
Similar ao GeoSGB, citado acima, as informações do PADAC 23 são dispostas com a ajuda de mapas interativos e um repositório que compila diversos estudos verificados e assinados. É ainda possível consultar os dados geológicos tendo em mente o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Confira no vídeo abaixo um resumo do conteúdo apresentado: