Construção civil e sustentabilidade: desafios e oportunidades
No Dia da Construção Civil, setor é reconhecido por seu papel na formação das cidades, mas enfrenta desafios relacionados à sustentabilidade
No dia 25 de outubro é celebrado o Dia da Construção Civil. A data tem o objetivo de destacar e valorizar um setor que molda cidades e estradas, erguendo e mantendo estruturas como prédios, casas, pontes e barragens, desempenhando papel relevante na criação e manutenção do espaço físico onde as pessoas vivem, trabalham e se deslocam.
Mas o crescimento acelerado da urbanização e a demanda por novas edificações trazem à tona também questões ambientais relevantes. Por exemplo, a construção civil gera uma significativa parcela de resíduos, consome de recursos naturais e emite gases de efeito estufa.
Neste contexto, uma consultoria ambiental estratégica e um projeto de gerenciamento de resíduos, ambos fornecidos pela BTX, contribuem para projetos sustentáveis, que promovem equilíbrio entre desenvolvimento e preservação.
A cidade de São Paulo, principal vitrine da Construção Civil no Brasil, enfrenta inúmeros desafios relacionados a sustentabilidade. Foto: Júlio Boaro/Wikipedia.
Aliada estratégica da construção civil
A BTX pode atuar em diversas frentes, desde a avaliação de impactos ambientais antes do início de um projeto até a implementação de práticas sustentáveis durante a construção. Entre os serviços oferecidos, destacam-se:
1. Análise de viabilidade: a avaliação de viabilidade de implementação de empreendimento é uma ferramenta estratégica que proporciona ao cliente uma compreensão clara e antecipada sobre a exequibilidade de um projeto em relação ao licenciamento ambiental.
Profissionais da BTX em campo. Foto: Fernando Cavalcanti/BTX.
2. Gestão de resíduos: um dos maiores desafios da construção civil é o gerenciamento de resíduos. Junto do descarte responsável de resíduos contaminados ou não, a consultoria pode desenvolver planos para descomissionamento de áreas industriais antes de realizar nova construção.
3. Remediação de áreas contaminadas: muitas vezes, terrenos destinados à construção podem ter histórico de contaminação. A consultoria ambiental, além de realizar a avaliação prévia do histórico do local e verificar a existência de contaminações, desenha e executa estratégias de remediação de acordo com a necessidade da situação, reabilitando a área para uso futuro.
4. Certificações sustentáveis: alcançar licenciamento e certificação atesta o compromisso da entidade responsável pela construção com a sustentabilidade, bem como coloca o empreendimento em dia com os órgãos ambientais.
Ponte Estaiada de São Paulo (SP). Foto: Marcos Leal/Wikipedia.
Sustentabilidade como diferencial
Empresas que adotam práticas sustentáveis não apenas cumprem com a legislação ambiental, mas também se destacam no mercado. A integração de consultoria e remediação ambiental é uma tendência pois há uma necessidade para garantir um desenvolvimento urbano que respeite as gerações futuras. Com práticas sustentáveis, o setor de construção civil minimiza seu impacto no planeta e se torna um pilar na elaboração de um futuro responsável.
Celebre o Dia da Construção Civil promovendo práticas que consideram eventual impacto dos seus projetos ao meio ambiente. Entre em contato com a BTX e conheça soluções ambientais eficientes e sustentáveis.