BTX amplia atuação em propriedades e indústrias e conquista projetos da Petrobras

Os projetos de reabilitação vencedores das concorrências marcam a expansão da BTX na gestão e remediação de ativos imobiliários que manterão seu uso atual 

Há 28 anos no mercado de gestão ambiental, a BTX tem sua trajetória marcada por uma maior atuação no varejo, atendendo principalmente demandas de reutilização de ativos imobiliários. A experiência obtida em mais de 7 mil projetos e o tempo preparam a BTX para um importante passo que agora é dado com segurança, ampliando a atuação da empresa no segmento de reabilitação, para atender demandas operacionais de grandes propriedades e indústrias. 

É neste contexto que a BTX participou de concorrências e foi declarada vencedora em 2025 para executar três projetos para a Petrobras e a Transpetro, uma subsidiária integral da Petrobras, responsável pelo transporte e logística de petróleo e derivados. Os projetos com a Petrobras são um marco e exemplificam a expansão da BTX na gestão e remediação de áreas que manterão seu uso atual. "Nos preparamos durante anos para ter uma estrutura operacional que permita entregar nossa qualidade técnica para a Petrobras”, afirma Fernando Fernandes, CEO da BTX. 

Vista aérea do município de Macaé (RJ). Foto: Tais Peyneau/ Banco de Imagens Petrobras;

Nesse segmento, que engloba atuação no Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), o foco é garantir a segurança operacional e a continuidade das atividades de clientes que precisam gerenciar grandes portfólios de ativos sem interrupção - incluindo indústrias de diversos setores, fundos de investimento e operações de Fusões e Aquisições (M&A), nos quais a due diligence ambiental e a gestão de passivos são críticas. 

Biorremediação e atenuação natural 

Os projetos para a Petrobras estão localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro e empregam tecnologias distintas, incluindo um projeto de biorremediação por atenuação natural com nitrato e dois baseados na robusta tecnologia de bombeamento e tratamento (Pump & Treat).  

Flexibilidade e capacidade de oferecer soluções integradas foram decisivas para assegurar a execução de projetos em São Paulo e no Rio de Janeiro, totalizando mais de 1 milhão de m². 

A importância desse pacote de trabalhos vai além do volume de negócios. Para Daniel Gracioso, Gerente de Novos Negócios da BTX, que liderou as concorrências, "os desafios são oportunidades de experiência. E obter o reconhecimento de uma organização do porte da Petrobrás para reabilitar essas áreas é muito gratificante".  

Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP). Foto: Andre Motta de Souza/Banco de Imagens Petrobras.

Projetos de remediação em São Paulo e no Rio de Janeiro

Na prática, a BTX será responsável pela remediação de três áreas significativas que, juntas, somam mais de 1.000.000m². Macaé e Miguel Pereira (RJ), bem como Bertioga, Cubatão, Santos e São Sebastião, no litoral paulista, serão beneficiadas por processos de GAC que durarão de dois a quatro anos.  

Versatilidade como diferencial 

Em um mercado competitivo, a versatilidade técnica da BTX foi o diferencial. A proposta cobriu desde a tecnologia convencional de Pump & Treat até a solução mais especializada de Biorremediação com Nitrato.  

Gracioso explica que o que valorizou a BTX perante a concorrência foi a sua capacidade de adaptação às necessidades do cliente e a relação de custo-benefício do seu trabalho. “Além de contar com técnica avançada e competência, a empresa possui contato com parceiros de igual habilidade, que nos acompanham em todos os tipos de desafio. O jogo de cintura empenha o papel central nos negócios", lembra. 

Sede da BTX, em S. Paulo, onde são planejadas as soluções de remediação ambiental. Foto: Fernando Cavalcantti/BTX

Três projetos, três locais, três equipes 

Colocar três projetos em campo, em locais diferentes, exige um significativo esforço operacional. Pelo menos três equipes da BTX estão sendo mobilizadas, incluindo profissionais de geologia, química, engenharia ambiental, bem como técnicos ambientais e gestores da qualidade e segurança do trabalho. 

Todo o processo, desde a elaboração da proposta até a negociação final, não se deu sem obstáculos. De acordo com o gerente, a chave para o sucesso foi a sinergia da equipe. "A comunicação foi o maior aliado na superação de obstáculos durante a negociação. Um time em sincronia sempre será capaz de alcançar seus objetivos, desde os burocráticos até aqueles que exijam visão e criatividade", diz Gracioso. 

Remediação interrompe ciclo de contaminação 

A execução bem-sucedida desses projetos gera um legado ambiental e social valioso. A falta de tratamento adequado em áreas contaminadas pode levar à migração de poluentes para o lençol freático, comprometendo fontes de água potável, afetando ecossistemas locais e, potencialmente, colocando em risco a saúde das comunidades do entorno. 

A atuação da BTX reverte esse cenário. A reabilitação dessas áreas devolve a segurança ambiental às regiões, protege os recursos hídricos, promove a recuperação do solo e elimina os riscos associados à contaminação.  

Dessa forma, a BTX não apenas consolida sua posição no mercado, mas também deixa um legado de sustentabilidade e qualidade de vida, reafirmando seu compromisso com um futuro ambientalmente mais seguro. 

Praia em São Sebastião. Foto: Vinicius Cainelli/Unsplash.

Próximo
Próximo

Fim de ano e recesso