BTX - Preparando o terreno para um futuro sustentável

View Original

A relação entre reciclagem e contaminação de solo

No Dia Mundial da Reciclagem, a BTX faz uma reflexão sobre o papel desta prática como ferramenta de mitigação que contribui para reduzir a contaminação do solo

Em 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, comemoramos não apenas a prática de transformar resíduos em recursos, mas também refletimos sobre seu papel na preservação do meio ambiente e na construção de um futuro sustentável. Em um cenário global em que a gestão de resíduos sólidos se torna urgente, a reciclagem surge como ferramenta de mitigação, apresentando soluções concretas para problemas como o acúmulo de lixões e a contaminação do solo.  

O depósito de lixo não reciclado em aterros nem sempre com manejo adequado, a céu aberto, contribui para a contaminação do solo.

O Brasil recicla 2% do lixo que produz 

Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com dados de 2018/2019, o Brasil produz cerca de 55 trilhões de quilos de lixo por ano, configurando o quarto país no mundo que mais produz lixo. Apesar desta realidade, aqui seguimos reciclando apenas cerca de 2% do lixo produzido, mesmo com a conscientização crescente e iniciativas governamentais e de ONGs.  

O Brasil enfrenta desafios significativos na gestão de resíduos, com grande parte dos resíduos sólidos urbanos sendo depositados em lixões a céu aberto ou em aterros sanitários nem sempre com padrões adequados de manejo e tratamento. Esse acúmulo de resíduos expõe o solo a uma variedade de substâncias nocivas, incluindo produtos químicos tóxicos, metais pesados e poluentes orgânicos. 

A água da chuva potencializa a contaminação do solo, formando uma solução altamente poluente chamada percolado, que pode chegar aos lençóis freáticos e até espalhar-se para rios, lagos e oceanos, afetando ecossistemas e a saúde pública.  

Pilhas são exemplo de material que, se não reciclado adequadamente, contribui para a contaminação do solo. Foto: John Cameron/Unsplash.

Lixo reciclado polui menos 

Embora o Brasil tenha avançado na implementação de programas de coleta seletiva, ainda há uma carência significativa de infraestrutura e incentivos para a reciclagem em larga escala. Isso resulta em uma baixa taxa de reciclagem de resíduos sólidos, o que contribui para o aumento da quantidade de resíduos diversos depositados em locais inadequados.  

Por exemplo no caso de uma pilha comum. Se descartada no lixo, irá contaminar algum lixão e futuramente um lençol freático. Já se for destinada à reciclagem, ela pode ser submetida a um processo de reação química em que são recuperados sais e óxidos metálicos utilizados como matéria-prima em processos industriais na forma de corantes e pigmentos. Além disso, existe também um processo em que, ao ser submetida a altas temperaturas, o zinco em sua composição é separado e reutilizado na confecção de novas pilhas. 

Outro exemplo são as latas de alumínio, o material mais reciclados do mundo. Na América Latina, o Brasil é o campeão nesse tipo de reciclagem, uma rara exceção quando olhamos a totalidade do lixo não reciclado.

As latas de alumínio são os materiais mais reciclados do mundo. Na América Latina, o Brasil é o campeão nesse tipo de reciclagem. Foto: Majkl Velner/Unsplash.

Para enfrentar esse desafio, é essencial investir em políticas públicas que promovam a gestão adequada de resíduos, incentivem a reciclagem e combatam o descarte ilegal de resíduos. Além disso, é fundamental conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e do consumo sustentável para reduzir o impacto negativo da contaminação do solo e proteger o meio ambiente para as futuras gerações. 

BTX auxilia na gestão de resíduos, recicláveis ou não 

A BTX oferece uma ampla gama de serviços para lidar com questões ambientais cruciais, como gerenciamento de resíduos, classificação de resíduos e soluções integradas para resíduos domésticos e industriais.  

A expertise da empresa se estende ao gerenciamento ambiental de aterros sanitários, garantindo que essas instalações operem de maneira sustentável e em conformidade com regulamentações ambientais.  

Para abordar especificamente a contaminação do solo, a BTX oferece serviços de remoção de solos contaminados, além de monitoramento e remediação de contaminações, utilizando técnicas avançadas para reabilitar áreas afetadas e proteger o meio ambiente.  

Os profissionais da BTX estão abertos para apoiar empresas e projetos combinando conhecimento, experiência e compromisso com a sustentabilidade, trabalhando por um futuro mais limpo e seguro para as gerações futuras. Fale com nossa equipe sobre como melhorar seus processos de gestão e destinação de resíduos, reciclados ou não.